Conheça o “robson”, prato xará que começa ser a febre do momento

Foto: Facebook, editada pelo Vista-se

Foto: Facebook, editada pelo Vista-se

Um prato de nome, digamos, não convencional está conquistando muitos vegans nessas últimas semanas. É o “robson” (cujo nome não é uma referência a mim, mas sim a um carnista, como é mostrado adiante), que na verdade é um “bife” de miolo de pão francês compactado e frito.

Segundo relata o Vista-se, o prato que é meu xará tem essa história:

Conversamos com Luccas [o criador do tal bife de pão] na noite dessa segunda-feira (7) para entender melhor sobre o que o levou a criar o prato, o porquê do nome e, claro, para conhecer a receita original. Vegano há seis meses, Lucca mora com sua avó e tem que se virar na cozinha quando está com fome.“Estava chovendo, eu não queria sair de casa para ir ao mercado e tudo o que tinha era pão e alguns temperos. Não tinha nada para comer com pão, então eu olhei para o meu pãozinho e falei ‘beleza, hoje eu vou comer pão com pão mesmo’.” – brinca o estudante.

Lucca diz que sabia que ia ficar bom e que confia nas suas habilidades culinárias, mas não esperava que a receita fosse cair no gosto de outros internautas como caiu. Sobre o nome curioso da receita, Lucca explicou o seguinte: “Batizei o prato de Robson por causa de um garoto da faculdade que vivia me criticando pelo fato de eu ser vegano, o nome dele é Robson e eu quis me vingar – porque sou desses”. O tal do Robson trancou a matrícula e saiu da faculdade antes de saber da homenagem vingativa, “mas a missão foi cumprida” – diverte-se Lucca.

O Vista-se divulgou a receita:

Ingredientes

– Miolo de 2 pães franceses (certifique-se na padaria se eles não levam leite, ovo, margarina nem banha)
– 5 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de café de curry ou açafrão
– 1 colher de café de páprica picante (opcional)
– 1 colher de sopa de shoyu

Preparo

1. Separe os miolos dos pães da casca;

2. Modele o miolo com os dedos até ficar com formato de bife;

3. Em um copo, adicione todos os outros ingredientes e mexa até ficar homogêneo;

4. Cubra os dois lados do miolo com o caldo e frite em uma frigideira antiaderente. Desligue o fogo quando as duas superfícies estiverem douradas;

5. Delicie-se com o prato que leva “meu” nome (ou para ser mais preciso, de um carnista) =P

Rendimento: 1 filé de “robson”

Obs.: Frituras devem ser consumidas com moderação e ocasionalmente (nunca todos os dias).

Siga-me aqui

Robson Fernando de Souza

Autor dos blogs Consciencia.blog.br e Veganagente e do livro Veganismo: as muitas razões para uma vida mais ética. Formado em Licenciatura em Ciências Sociais (UFPE, 2016) e Tecnologia em Gestão Ambiental (IFPE, 2008). Adora Sociologia, meio ambiente, Direitos Animais & Veganismo e autoajuda.
Siga-me aqui

3 Comments on “Conheça o “robson”, prato xará que começa ser a febre do momento

    • É sem graça pra algumas pessoas, enquanto pra outras pratos “carnoides” são muito deliciosos. “Carnoides” nunca vão ser unanimidade no meio vegano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *