Direitos Animais: queremos jaulas vazias!

O que são os Direitos Animais, esse assunto que tem ficado em voga com frequência nos últimos anos?

Saiba neste artigo rápido a resposta a essa pergunta. E você provavelmente o concluirá mais consciente.

O que são os Direitos Animais?

Como afirmo no meu livro Veganismo: as muitas razões para uma vida mais ética [grifo daqui]:

Como diz o termo, são direitos fundamentais que nós devemos reconhecer como pertencentes aos animais não humanos, uma vez que eles podem desfrutar e se beneficiar deles.

Abrangem os direitos: à vida, à liberdade, à integridade física e psicológica, à socialização em família e em bando e, o mais importante e que permite a todos os outros existir, o de não ser tratado como propriedade dos seres humanos.

Sabemos que os animais não humanos podem desfrutar desses direitos porque são seres sencientes.

Ou seja, possuem a capacidade de sentir dor, manifestar sofrimento, saber que estão vivos e defender interesses individuais vitais, como o de permanecer vivo e fisicamente íntegro e o de continuar ou se tornar livre.

Como os Direitos Animais são violados?

Pecuária, violação dos Direitos Animais
Pecuária, um exemplo de violação dos Direitos Animais

Esses direitos são sistematicamente violados quando os seres humanos usam os corpos vivos ou mortos dos animais não humanos em prol de seus interesses.

É o que acontece, por exemplo, na pecuária, na pesca, nos rodeios e vaquejadas, na criação de animais para obtenção de pele, nos zoológicos, em experimentos científicos em cobaias etc.

Essas todas são formas de violar os Direitos Animais, ou de negá-los aos animais não humanos.

Pois mantêm os animais presos – mesmo nos casos em que estão soltos dentro dos limites de uma propriedade -, exploram seus corpos e, no final de sua vida produtiva, os matam.

Sob essa dominação humana, os animais não têm nenhum direito. É por isso que os veganos lutam pela erradicação de todas as formas de exploração animal e pela libertação animal.

Conclusão

Agora você sabe que os animais não humanos merecem direitos, de acordo com o que nós veganos defendemos.

Saiba mais sobre a necessidade e importância dos Direitos Animais, os porquês de os defendermos, e você se tornará uma pessoa mais consciente e comprometida com um mundo melhor e mais pacífico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*