GEDA do próximo sábado (25), em São Paulo, terá palestra minha, sobre os prejuízos da separação entre libertação animal e libertação humana para o veganismo

geda-julho-rfs

O Veganagente tem a satisfação de convidar você que mora em São Paulo ou região metropolitana, ou está de passagem por Sampa, a participar da minha palestra no GEDA – Grupo de Estudos de Direitos Animais do próximo sábado (25), a ser iniciado às 16h. O tema será Por que rejeitar a libertação humana é prejudicial para o ideal da libertação animal. Aborda um assunto muito recorrente aqui no blog, o erro de vegans anti-humanistas e/ou de direita de separar o vegano-abolicionismo das lutas de emancipação humana.

Assim resumo o tema da palestra, no convite oficial do GEDA para os ouvintes:

Há no meio vegano muitas pessoas que dizem defender a libertação dos animais não humanos da dominação especista, mas demonstram de variadas maneiras que rejeitam as bandeiras de libertação humana. Por exemplo, pessoas que defendem os Direitos Animais mas tratam com repulsa os Direitos Humanos e dedicam ódio e preconceito a pessoas de diversas minorias políticas.

Desconhecem o quanto isso é prejudicial para os Direitos Animais, ao desprovê-los de coerência, desconectá-los de outras causas (inviabilizando futuros laços de solidariedade com outros movimentos), erodir os próprios fundamentos éticos do abolicionismo animal, inviabilizar a educação e conscientização vegana e vulnerar o veganismo aos ataques de carnistas e especistas reacionários.

Esta palestra no GEDA irá mostrar por que o ideal da libertação animal jamais deve ser pensado e defendido apartado das lutas pela libertação humana, e denunciar como os vegans anti-humanistas fracassam em defender a ética animal e mais lhe fazem mal do que bem.

Convido você a chegar lá, assistir, tirar suas dúvidas e compreender esse tema tão polêmico e que desperta paixões à esquerda (favoráveis) e à direita (contrárias). Aviso de antemão que pessoas de direita podem se sentir bem contrariadas diante do que vou palestrar, como já aconteceu em reação a diversos artigos meus sobre a contradição ético-ideológica de ser um(a) vegan direitista.

O GEDA é coordenado por Danielle Bandeira, minha namorada, e acontece todo mês no Lar Vegetariano Vegan – um dos melhores restaurantes e lanchonetes veganos de São Paulo -, na Rua Venâncio Aires, 797, Pompeia, São Paulo/SP, próximo da estação de trem (CPTM) Água Branca. Você pode chegar mais cedo para almoçar lá, ou comer salgados deliciosos, antes do início da palestra.

Se você quiser e puder ir, confirme presença no evento do Facebook. E desde já receba minhas boas vindas.

Siga-me aqui

Robson Fernando de Souza

Autor dos blogs Consciencia.blog.br e Veganagente e do livro Veganismo: as muitas razões para uma vida mais ética. Formado em Licenciatura em Ciências Sociais (UFPE, 2016) e Tecnologia em Gestão Ambiental (IFPE, 2008). Adora Sociologia, meio ambiente, Direitos Animais & Veganismo e autoajuda.
Siga-me aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *