cachorro-gigante-fake

Atualizado em 27/11/2013

Desde o domingo passado, vem circulando uma suposta notícia de que um cachorro gigante, que seria o maior cão do mundo, estaria ameaçado de ser abandonado. E muitas pessoas têm acreditado nela. Mas a fonte da matéria, o Jornal VDD, é um site de humor baseado em publicar notícias fakes (falsas), e portanto a notícia é totalmente falsa.

A “notícia” fala de um cachorro chamado Pingo, que sofreria de gigantismo, teria crescido muito para o padrão dos cães em geral em pouco tempo e teria sido reconhecido pelo Guinness Book, o famoso livro dos recordes, como o maior cachorro do planeta. Sua tutora, segundo a falsa matéria, estaria tendo dificuldades de cuidá-lo, já que demandaria quilos diários de ração por dia e remédios por causa das sequelas do gigantismo, não podendo arcar por muito tempo com todos os custos do sustento do animal.

E o próprio cachorro sequer é um ser vivo: trata-se de uma escultura gigante feita pelo artista plástico Peter Coffin (site oficial dele).

Quem lê a matéria sendo compartilhada não percebe que o Jornal VDD é especializado em publicar notícias fictícias e, por tabela, fazer pegadinhas com a imprensa, que acaba eventualmente publicando o que o jargão jornalístico chama de barrigas – notícias fakes reproduzidas como se fossem verdadeiras. O próprio Jornal VDD deixa claro no seu rodapé (para visualizá-lo, aperte “End” no teclado para chegar ao pé da página): “Não acredite em tudo que você lê por ai. Este é um site de humor que publica notícias que deveriam ser verdade, ou não.” (grifo meu)

Fica então a mensagem do próprio Jornal VDD: não acreditem em tudo que leem por aí. Podem ser notícias falsas, lendas urbanas, hoaxes. E recomendo os sites E-farsas e Quatro Cantos para verificarem se aquela história esquisita e/ou mirabolante é verdadeira ou não.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*