Sobre os prints de textos antiveganos (disclaimer e pedidos de remoção)

Os textos antiveganos (opositores assumidos do veganismo, defensores do consumo de produtos de origem animal e/ou distorcedores do veganismo) e/ou especistas (defensores da hierarquização moral que coloca seres humanos como moralmente superiores aos demais animais) obtidos por print/screenshot e reproduzidos aqui no Veganagente acrescidos de críticas dentro da imagem do print, têm sua autoria e fonte (com exceções) propositalmente ocultadas. Isso visa evitar a exposição de seus autores a constrangimento e dar impessoalidade às críticas a seus artigos – critico aqui ideias, e não pessoas. O propósito da divulgação dos prints com comentários embutidos tem fins exclusivamente de expressão política, sem qualquer fim comercial.

Não tenho responsabilidade sobre a exposição autoinduzida por autores que eventualmente vierem aqui reclamar a autoria de seus textos. Se você escreveu algum texto desses e acha que seu direito à defesa foi cerceado por não ter tido sua autoria identificada, experimente escrever uma resposta a mim no seu próprio blog ou coluna, ao invés de se queixar aqui e acabar cometendo o que eu evitei fazer – “dar nome ao boi” -, porque não tenho nem poder nem intenção de impedir você de me responder em seu espaço pessoal.

Porém, caso você acredite que a reprodução do seu texto em print/screenshot viola o seu direito autoral sobre ele, é possível enviar uma solicitação de remoção do print a veganagente@gmail.com. Mas esteja ciente de que uma eventual remoção de conteúdo estará comprometendo a liberdade de expressão política que o Veganagente tem e você poderá correr o risco de ser tachado, por leitores que se deem conta da remoção do conteúdo, de censurador e bloqueador do debate entre veganos e antiveganos. E exigir a remoção do print do seu texto não o livrará de ser criticado por maneiras alternativas, como uma resposta em formato de texto que cite e comente cada trecho relevante dele.

Robson Fernando de Souza
Siga-me aqui

Robson Fernando de Souza

Autor dos blogs Consciencia.blog.br e Veganagente e do livro Veganismo: as muitas razões para uma vida mais ética. Formado em Licenciatura em Ciências Sociais (UFPE, 2016) e Tecnologia em Gestão Ambiental (IFPE, 2008). Adora Sociologia, meio ambiente, Direitos Animais & Veganismo e autoajuda.
Robson Fernando de Souza
Siga-me aqui