Página atualizada em 19/05/2019

Seja bem vinda(o) ao Veganagente! Este é um blog que, como o nome diz, tem como tema central o veganismo – e também sua grande razão ética, os Direitos Animais.

Meu trabalho aqui é escrever e publicar artigos – de opinião e de conscientização – sobre diversos subtemas do universo vegano-animalista, entre eles os Direitos Animais, o veganismo interseccional, a oposição especista e antivegana, dicas de como viver bem sendo vegano, os porquês de se considerar o veganismo etc.

O nome Veganagente tem os seguintes sentidos, todos eles condizentes com os propósitos do blog:

  • Vegana gente ou Vegan a gente: Este site é de gente vegana para gente vegana, além de ser também para conscientizar pessoas não veganas. O vlog frisa que a palavra gente também intenciona divulgar o veganismo para pessoas de todas as classes, rejeitando o elitismo de parte do movimento vegano brasileiro;
  • Vegan agente: Aqui o veganismo é defendido como forma de ação contra a exploração animal e por um mundo melhor. O agente também é reagente, quando reage contra o especismo, o antiveganismo e as dificuldades que ainda afligem os veganos no seu dia-a-dia.

Obs.: As expressões em itálico nos dois itens acima não são formas alternativas do nome Veganagente. Se você divulga este blog escrevendo seu nome como, por exemplo, “Vegana Gente”, está escrevendo de maneira incorreta.

Todos são bem vindos aqui, de onívoros curiosos a veganos. Porém, antiveganos não estão livres para postarem com agressividade e provocações.

Como entrar em contato e deixar meu feedback?

Mande um e-mail para veganagente@gmail.com. Agradecerei muito sugestões de como melhorar meu trabalho.

Observação

Desde 2015 o blog não posta mais notícias nem divulgações de eventos (exceto aqueles nos quais eu participo como palestrante). Também não tenho postado mais receitas. Afinal, o foco aqui é propagar conhecimento sobre o veganismo e os Direitos Animais, e já existem dezenas de blogs e sites especializados em notícias animalistas e receitas veganas.

Portanto, peço que não envie releases de eventos nem pautas de notícias, porque eles não serão postados aqui.

Regras de comentários

Veganagente dá liberdade e boas vindas para:

  • Discordâncias respeitosas;
  • Críticas construtivas;
  • Feedbacks sobre o que o blog tem de bom e o que precisa melhorar ou ser reformulado nele;
  • Comentários neutros;
  • Felicitações;
  • Concordâncias;
  • Colocações acrescentadoras de informação;
  • Anúncios de eventos ligados ao veganismo e aos Direitos Animais (embora seu comentário provavelmente vá ter pouca visibilidade e o blog não divulgue eventos).

Por ser um ambiente de respeito, não serão tolerados aqui:

  1. Ofensas;
  2. Comentários grosseiros e agressivos;
  3. Trollagens e bullying virtual;
  4. Spam;
  5. Preconceito de qualquer tipo, em especial contra minorias políticas;
  6. Apologia ao nazismo e ao fascismo, o que inclui apoio a nomes como Jair Bolsonaro (sim, aquele que hoje é oficialmente considerado “presidente” do Brasil) e projetos como o “Escola sem partido”;
  7. Injúrias, calúnias, difamações e ameaças – o que inclui ameaças de processo como tentativa de calar o blog ou alguém;
  8. Incitações à violência, mesmo se a pretendida vítima for exploradora de animais;
  9. Intolerância contra onívoros, flexitarianos e protovegetarianos (por exemplo, chamando-os de “assassinos”, “comedores de cadáver”, “alienados” ou “estômago de cemitério”). Eles devem ser tratados com educação e diplomacia, sem as quais comentários não serão permitidos por aqui.

Comentários que incidirem em alguma desssas violações serão ou substituídos com advertência, ou excluídos, ou recusados.

Comentários especistas que tentem dar contra-argumentos que discordam do veganismo e dos Direitos Animais serão analisados. Se forem cordiais e respeitosos, serão autorizados e respondidos também com respeito. Se forem agressivos, serão editados, totalmente apagados ou recusados.

Comentários criminosos, como aqueles que promovem racismo e intolerância religiosa ou caluniam e difamam pessoas, poderão ser printados e encaminhados às autoridades.

Comentaristas que infringirem as regras duas vezes levarão banimento, exceto trolls e outras pessoas que tiverem vindo apenas para ofender e tumultuar – que serão banidas imediatamente.

E um aviso: se você escreve um argumento grosseiro e/ou ofensivo e me desafia a deletá-lo, ele será deletado e você banido.

Sobre o autor

Permita-me apresentar: eu sou Robson Fernando de Souza, blogueiro, escritor de livros, revisor de trabalhos acadêmicos e formado em Licenciatura em Ciências Sociais (UFPE, 2016) e Tecnologia em Gestão Ambiental (Cefet-PE/IFPE, 2008/2009). Também sou autor do blog Consciência Autista e dos livros Veganismo: as muitas razões para uma vida mais ética (2017), Direitos Animais e veganismo: consciência com esperança (também de 2017) e Manual de sobrevivência para veganos e vegetarianos (2019).

Nasci em 17/02/1987, e sou vegano desde 13/07/2008 e vegetariano (nunca fui protovegetariano) desde 24/08/2007. Escrevo artigos desde setembro de 2007, e sou blogueiro de artigos de opinião e conscientização desde abril de 2008 – quando eu fundei o hoje extinto blog Consciência Efervescente.

Conheça melhor o meu trabalho no meu site oficial de plataforma de autor

Deseja apoiar o trabalho deste blog?

Se você deseja apoiar o trabalho que faço aqui e em meus outros canais de trabalho, torne-se um apoiador recorrente da minha campanha no APOIA.se. Você ganhará recompensas de acordo com o valor mensal com o qual você queira contribuir.

Alternativamente, você pode contribuir adquirindo um ou mais dos meus livros, dando um feedback sobre o que precisa melhorar no blog e na minha escrita e/ou divulgando o conteúdo do Veganagente e meus livros.

Desde já, tenha minha gratidão se você tomar a iniciativa de me apoiar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*