Sobre o blog

Página atualizada em 03/02/2018

Seja bem vindo ao Veganagente! Este é um blog que, como o nome diz, tem como tema central o veganismo – e também sua grande razão ética, os Direitos Animais.

Meu trabalho aqui é escrever e publicar artigos – de opinião e de conscientização – sobre diversos subtemas do universo vegano-animalista, entre eles o veganismo interseccional, a oposição especista e antivegana, reflexões sobre acontecimentos do momento, dicas de como viver bem sendo vegan, os porquês de se considerar o veganismo etc.

O nome Veganagente tem os seguintes sentidos, todos eles condizentes com os propósitos do blog:

a) Vegana gente ou Vegan a gente: Este site é de gente vegana para gente vegana, além de ser também para conscientizar pessoas não veganas. O vlog frisa que a palavra gente também intenciona divulgar o veganismo para pessoas de todas as classes, rejeitando o elitismo de parte do movimento vegano brasileiro;

b) Vegan agente: Aqui o veganismo é defendido como forma de ação contra a exploração animal e por um mundo melhor. O agente também é reagente, quando reage contra o especismo, o antiveganismo e as dificuldades que ainda afligem os veganos no seu dia-a-dia.

Todos são bem vindos aqui, de onívoros curiosos a veganos. Porém, antiveganos não estão livres para postarem com agressividade e provocações.

 

Como entrar em contato e deixar meu feedback?

Mande um e-mail para veganagente@gmail.com. Agradecerei muito sugestões de como melhorar meu trabalho.

 

Observação

Desde 2015 o blog não posta mais notícias nem divulgações de eventos (exceto aqueles nos quais eu participo como palestrante). Também não tenho postado mais receitas. Afinal, o foco aqui é propagar conhecimento sobre o veganismo e os Direitos Animais, e já existem dezenas de blogs e sites especializados em notícias animalistas e receitas veganas.

Portanto, peço que não envie releases de eventos nem pautas de notícias, porque eles não serão postados aqui.

 

Regras de comentários

Veganagente dá liberdade e boas vindas para:

  • Discordâncias respeitosas;
  • Críticas construtivas;
  • Feedbacks sobre o que o blog tem de bom e o que precisa melhorar ou ser reformulado nele;
  • Comentário neutros;
  • Concordâncias;
  • Colocações acrescentadoras de informação;
  • Comentários neutros;
  • Felicitações;
  • Anúncios de eventos ligados ao veganismo e aos Direitos Animais (embora seu comentário provavelmente vá ter pouca visibilidade e o blog não divulgue eventos).

Por ser um ambiente de respeito, não serão tolerados aqui:

  1. Ofensas;
  2. Comentários grosseiros e agressivos;
  3. Trollagens e bullying virtual;
  4. Spam;
  5. Preconceito de qualquer tipo, em especial contra minorias políticas;
  6. Apologia ao nazismo e ao fascismo, o que inclui apoio a nomes como Jair Bolsonaro e projetos como o “Escola sem partido”;
  7. Injúrias, calúnias, difamações e ameaças – o que inclui ameaças de processo como tentativa de calar o blog ou alguém;
  8. Incitações à violência, mesmo se a pretendida vítima for exploradora de animais;
  9. Intolerância contra onívoros, flexitarianos e protovegetarianos (por exemplo, chamando-os de “assassinos”, “comedores de cadáver”, “alienados” ou “estômago de cemitério”). Eles devem ser tratados com educação e diplomacia, sem as quais comentários não serão permitidos por aqui.

Comentários que incidirem em alguma desssas violações serão ou substituídos com advertência, ou excluídos, ou recusados (nesse caso, se o comentário ficar aguardando moderação).

Comentários especistas que tentem dar contra-argumentos que discordam do veganismo e dos Direitos Animais serão analisados. Se forem cordiais e respeitosos, serão respondidos também com respeito. Se forem agressivos, serão editados, totalmente apagados ou recusados.

Comentários criminosos, como aqueles que promovem racismo e intolerância religiosa ou caluniam e difamam pessoas, poderão ser printados e encaminhados às autoridades.

Comentaristas que infrigirem as regras duas vezes levarão banimento, exceto trolls e outras pessoas que tiverem vindo apenas para tumultuar – que serão banidas imediatamente.

Comentaristas que há haviam sido banidos do Consciencia.blog.br também são banidos daqui do Veganagente imediatamente após terem comentado aqui, por não serem pessoas confiáveis e idôneas para comentar por aqui.

E um aviso: se você escreve um argumento grosseiro e/ou ofensivo e me desafia a deletá-lo, ele será deletado e você banido.

 

Sobre o autor

Permita-me apresentar: eu sou Robson Fernando de Souza, blogueiro, escritor de livros, revisor de trabalhos acadêmicos e formado em Licenciatura em Ciências Sociais (UFPE, 2016) e Tecnologia em Gestão Ambiental (Cefet-PE/IFPE, 2008/2009). Também sou autor do Consciencia.blog.br e dos livros Veganismo: as muitas razões para uma vida mais éticaDireitos Animais e veganismo: consciência com esperança, além de colaborador no site Voyager.

Nasci em 17/02/1987, e sou vegano desde 13/07/2008 e vegetariano (nunca fui protovegetariano) desde 24/08/2007. Escrevo artigos desde setembro de 2007, e sou blogueiro de artigos de opinião e conscientização desde abril de 2008 – quando eu fundei o hoje extinto blog Consciência Efervescente.

Tenho experiência de passagem pelos blogs e sites:

  • ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais (2012 – 2016);
  • Acerto de Contas (2008 – 2016);
  • Escreva Lola Escreva (2011 – 2015);
  • Bule Voador (2012 – 2014);
  • Vista-se (estimo que 2009 – 2011);
  • Artigos.com;
  • Webartigos;
  • Artigonal.

Também já fui vlogueiro, nos canais Consciencia.VLOG.br (2011 – 2014) e Canal Veganagente (2014 – 2015). Quero voltar a ter um canal ativo (na verdade tenho em mente um novo) tão logo consiga equipamento para isso.

 

Deseja apoiar o trabalho deste blog?

Se você deseja apoiar o trabalho que faço aqui e em meus outros canais de trabalho, torne-se um apoiador recorrente da minha campanha no APOIA.se. Você ganhará recompensas de acordo com o valor mensal com o qual você queira contribuir.

Alternativamente, você pode contribuir adquirindo um ou mais dos meus livros, dando um feedback sobre o que precisa melhorar no blog e na minha escrita e/ou divulgando o conteúdo do Veganagente e meus livros.

Desde já, tenha minha gratidão se você tomar a iniciativa de me apoiar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*